22 de fevereiro de 2017

Festa do Trem com Pipoca

Imagens Dulci Dantas, Andre Eleutheriadis e Cecília Falce

Em tempos de crise não está nada fácil fazer festa de aniversário para os pequenos. Ao contrário da festa de 1 ano da Melina (super planejada, desenhada, contratada e cara!), a festa de 2 anos aconteceu dentro de uma proposta bem caseira, simples, artesanal e feita com a ajuda dos amigos e da família. 

Ao completar 2 anos de idade as maiores paixões da Melina poderiam ser resumidas assim: Trem + Pipoca + Balões. Aqui em São José dos Campos há um trenzinho que passeia com as crianças nos finais de semana. Ele sai de um parque, dá uma volta pela cidade de aproximadamente 30 minutos e retorna. Melina vibrava e implorava todos os finais de semana para passear no trem, comendo pipoca e depois me pedia um balão de presente. 

O trenzinho de madeira fez sucesso! Simples e charmoso foi comprado na Oitopéia,
nossa loja de brinquedos preferida de São José dos Campos. 
















Como nosso salão de festas é muito pequeno e, felizmente, moramos em frente a uma pracinha (com parquinho para as crianças), tive a idéia de dar a festa na pracinha com pipoqueira, balões coloridos e direito a um passeio de trem. Foi sucesso total! Dentro do salão de festas preparei somente o necessário para o Parabéns: A mesa com bolo e docinhos, umas comidinhas simples para os pequeninos e bebidas. 


Mesa a espera do bolo.
Balões com acabamento de laços de fitas de cetim feitos pela vovó.

Toda a decoração ficou por nossa conta. Meu irmão enchia os balões, minha mãe dava os laços nos balões e eu ia prendendo na parede. Enquanto isso,  Melina pulava de alegria em meio a tudo e todos. 

E no copo de pipoca estouraram florzinhas!

Eu amo flores e queria muito fazer dois arranjos de flores naturais na mesa. Vi essa idéia das florzinhas brancas no copo de pipoca no Pinterest e reproduzi, acrescentando uma folha de papel de seda amarela e o balão com laçarote para dar mais destaque e altura ao arranjo.  




Hoje em dia existe uma variedade muito grande de brigadeiros e docinhos de festa. Eu optei pelos clássicos e comprei somente brigadeiro e beijinho na Brigadeiroca (São José dos Campos). E ganhamos de presente de duas grandes amigas uma caixa de bicho de pé (de morango) e outra de brigadeiros de limão siciliano. Uma delícia! Não sobrou nenhum!

Sucesso absoluto na festa! Brigadeiro de limão siciliano.
Presente da tia Ciça. Não sobrou nenhum!!!

A caixas utilizadas como base para os docinhos foram feitas por mim. Comprei duas caixas de presente na papelaria, utilizei a caixa e a tampa separadamente. Utilizei fita dupla face para forrá-las com papel listrado e de bolinha, comprados em uma lojinha de material para scrapbook. Em uma noite preparei as quatro bases.


Estrelinhas de papel cortadas uma a uma pela mamãe, e montadas em um palito. 


Uma das minhas preocupações com a comida eram os pequenos. Não preparei "comida e bebida para adultos", mas tive o cuidado de oferecer algo que as mães pudessem dar de lanchinho aos menorzinhos. Tínhamos crianças a partir de um ano e meio na festa, e sei bem como as mães ficam preocupadas com a hora de comer. Sei também que bolo de chocolate e brigadeiro nem sempre é opção para esta idade. Então preparei biscoitos de polvilho e copinhos com frutas, além de suco de uva integral sem açúcar nem conservantes. As saladinhas voaram!!! E os biscoitos também!!! E é muito bom ver a cara de alívio das mamães que não precisam sair correndo da festa porque precisam dar algo para as crianças comerem. 


Mini gaveteiro de madeira desmembrado. As gavetas viraram bandejas para os docinhos e
o corpo do gaveteiro proporcionou altura ao arranjo. Precisa mais?





No copo de pipoca sai biscoito de polvilho? Sai, sim senhor!

Saladinha de frutas rápida e gostosa: Morango + Uva Thompson + Uva Crimson

Também o bolo foi feito com muito amor e carinho por uma amiga da família. Eu escolhi o mais clássico dos clássicos: Chocolate com cobertura de brigadeiro! Na festa de aniversário de 1 ano (veja  AQUI)  eu optei por um bolo com pasta americana e não gostei muito. Apesar de ter ficado um bolo lindo, ele não era saboroso. Já no aniversário de 2 anos optei pela simplicidade saborosa. E como tudo foi feito com muito amor, ganhamos de presente esse trenzinho de enfeite, feito à mão pela filha da boleira. A Melina amou!


Tem bolo melhor do que chocolate com cobertura de brigadeiro?
O enfeite de trem encima do bolo foi presente da D. Maria e da sua filha, que carinhosamente prepararam o bolo da Mel.


Foi uma festa delícia! O passeio de trem - embalado por uma trilha sonora de sucessos infantis da década de oitenta e muito rock n'roll divertiu e encantou a todos. O dia de sol fez os balões e as crianças brilharem na pracinha. E o "Parabéns pra Você" foi vivido com alegria por todos, mas principalmente pela Melina. Ao final da festa nós estávamos felizes e nem um pouco cansados. Nos sentíamos relaxados e alegres por tudo ter dado certo e por ter sido feito com simplicidade, sem estresse e com um quarto do valor da primeira festa. Dá pra acreditar? Foi um aprendizado para os próximos anos: Menos é mais, de verdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.