17 de janeiro de 2016

Colméia em festa


Imagens Dulci Dantas e Suzana Rodrigues.

Decidimos comemorar o primeiro aniversário da nossa pequena Melina no Rio de Janeiro. Para quem não sabe, meu marido e eu somos cariocas, mas residimos no interior de São Paulo. No Rio esttá parte da nossa família e amigos de infância, adolescência e início da vida adulta. A maioria deles ainda não conhecia a nossa Mel. Então decidimos fazer uma festa de apresentação da pequena, e de comemoração do seu primeiro ano de vida fora da barriga. 


Bolo modelado com pasta americana.
Fica lindo e perfeito, mas confesso que não é o bolo mais delicioso do mundo.

Escolhi o tema "Colméia em Festa: É o aniversário da Mel!!". Ficou lindo, do jeitinho que eu queria! A decoração ficou com a querida Danielle Cardoso, que deu conta do recado maravilhosamente bem, inclusive driblando os imprevistos que sempre surgem de última hora. Super pró-ativa, tomou decisões e iniciativas das quais eu não tive conhecimento na hora, mas que resultaram em uma festa mais linda do que eu poderia desenhar.

Está na moda utilizar mobiliário de madeira, inclusive de demolição, em festas infantis.
Eu adoro o resultado. 

Inicialmente tínhamos planejado uma grande mesa retangular de madeira de demolição, com gavetas, de onde caíam flores até o chão. Mas a mesa não entrava no elevador, nem passava na escada. De última hora a Dani reorganizou tudo em mesas redondas, e eu gostei muito do resultado.O salão, presente de um casal de amigos muito amados, era enorme, todo branco e tinha três grandes portas de vidro. Para colorirmos um pouco o ambiente, e torná-lo um pouco mais aconchegante, a Dani colocou cortinas amarelas, de um tecido transparente e bem leve. E arrematou com flores. Mudou completamente o ambiente e foi um dos detalhes mais elogiados da festa. 


Cortinas para reduzir o ambiente e torná-lo mais aconchegante.
No alto, lanternas japonesas com pequenas abelhinhas simulam colméias.
E flores, muitas flores!

Uma das exigências que eu tinha para o decoração era a utilização de flores naturais. Amo flores, e acho que elas tem o poder de embelezar mais do que qualquer elemento artificial de decoração. 



Para as mesas dos convidados, eu mesma preparei vidrinhos e garrafinhas decoradas com renda e fitinhas, e a Dani providenciou as flores.

Potinho de geléia decorado com renda (presa com fita dupla face transparente)
e arrematado com fita de cetim.
Simplicidade para não roubar a beleza das flores.

O bolo de colméia foi feito a partir de uma imagem de referência que eu pesquisei na internet, e ficou simplesmente igual!!! Eram as abelinhas mais sorridentes e simpáticas que eu já vi. Mas, como comentei anteriormente, a pasta americana permite um modelamento perfeito, mas não é uma coisa deliciosa de se comer. Aliás, não tem gosto de nada. O recheio salvou, mas na próxima festa vou optar por um bolo tradicional.


Cupcakes de abelinhas felizes.

Docinhos de leite ninho.

E como a maioria dos convidados era de adultos, eu não fiz lembrancinhas para as crianças. Preparei potinhos de mel orgânico de flor de laranjeira, mel em sachet e pães de mel.

Potinhos de vidro comprados em loja de decoração de festas. Foram esterilizados em casa pelo marido, que também encheu com mel orgânico de flor de laranjeira. Enquanto isso, eu fazia o acabamento com tecido e fita de cetim. Comprei uma tesoura de picote redondo para facilitar o trabalho e dar um acabamento melhor.
Pães de mel de lembrancinha.


A festa foi linda, os amigos curtiram e nós ficamos felizes apesar de toda a correria e loucura. Para quem é mãe de primeira viagem é bom ficar sabendo que uma festa assim (e olha que nós só tínhamos cinquenta convidados) deixa a gente bem louca. E que é super normal a criança chorar, estranhar todo mundo e sair em várias fotos com bico de choro. A melhor dica que eu posso dar é: Escolha um horário que não mude demais a rotina da criança e, se possível, não faça uma festa com convidados demais e música muito alta, pois a criança se estressa demais e daí perde a graça. 

Uma outra dica legal que posso dar: Contratamos um buffet de comida salgada e bebidas que todo mundo adorou. A 2Party&Eat (aqui link do Facebook). Além das comidinhas e bebidas virem todas personalizadas com o tema da festa, eles oferecem uma opção de cardápio para bebês e crianças. A Melina e mais dois amiguinhos dela - todos bebês em fase de papinhas e comidinhas leves - tiveram um jantarzinho especial com macarrão cabelinho de anjo com creme de mandioquinha, suco de mamão com laranja e sobremesa de purê de maça com iogurte natural. Foi um sucesso e um alívio para as mães, que após a comidinha puderam ficar tranquilas e curtir um pouco mais a festa!

Esta é uma dica legal, pois é muito comum - para quem tem bebês - chegar em festas de aniversário e não ter nenhuma opção de comidinhas. A gente acaba tendo que levar um lanchinho ou fruta na bolsa. 


2 comentários:

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.