8 de abril de 2015

Dica prática de organização


Não precisa parar um dia da sua vida para arrumar a casa.
Vá organizando por onde for passando.
Imagem via web sem referência de autoria.

Depois de ter lido alguns livros sobre organização (sobre os quais farei um post especial em breve), consegui absorver algumas dicas práticas no meu dia-a-dia. Algumas delas são muito simples mas realmente funcionam, o que me deixou bem feliz. 



"Se algo pode ser feito em até dois minutos, 
faça agora." 


Essa dica dos dois minutos varia de livro para livro. Alguns falam de um minuto, outros de dois e outros de três minutos. Eu decidi adotar a regra dos dois minutos. Enfiei essa regra na minha cabeça e a exercitei diariamente durante um mês. Todos os dias, o dia todo. Fiquei impressionada com a quantidade de coisas que podem ser feitas em apenas dois minutos, e como o resultado no final do dia faz diferença para a manutenção da organização da casa e da vida.

Se esforce para sempre devolver as coisas aos seus devidos lugares.
É mais rápido do que sair catando tudo depois.
Imagem via web sem referência de autoria.


Sabe aquele prato, copo e talheres sujos do café da manhã que você deixou na pia? Podem ser lavados em menos de 2 minutos;

A cama que você ficou com preguiça de arrumar e deixou toda bagunçada? Com a ajuda de um edredon ou colcha você pode deixar a cama arrumada em menos de dois minutos;

A toalha molhada e embolada de qualquer jeito no banheiro? Menos de um minuto para pendurá-la estendida para deixá-la secando;

Os brinquedos do bebê ou da criança espalhados pelo chão? Dois minutos para guardar;

Aquele telefonema para agendar uma consulta? Dois minutos;

Dar uma olhada na sua agenda para ver se não esqueceu de alguma coisa para fazer? Dois minutos dá e sobra;

Dar uma olhada na geladeira, nas frutas e elaborar uma lista de compras para uma ida ao supermercado? Dois minutos;

Retirar frutas, verduras e legumes passados e jogá-los fora para não apodrecerem e dar mau cheiro na sua cozinha? Dois minutos;

Pegar a roupa que você acabou de tirar ao chegar da rua e pendurá-la no cabide? Dois minutos;

Devolver um objeto que estava fora do lugar - bagunçando o ambiente - e devolvê-lo para o seu lugar correto? Dois minutos.

Um minuto para guardar a toalha pendurada no seu devido gancho.
Para quando você for tomar banho novamente ela estar seca, e não toda embolada e úmida.
Imagem via web sem referência de autoria.


Passou no banheiro? Recolha as toalhas molhadas e pendure no secador. Dois minutos!
Imagem via web sem referência de autoria.


Colocar o lixo pra fora. Dobrar duas ou três camisetas que ficaram jogadas encima da cama, na hora que você estava se decidindo com que roupa sair, e guardá-las no armário. Recolher um sapato que ficou jogado e colocá-lo na sapateira. Guardar uma panela ou travessa no armário da cozinha. Recolher um ou dois copos que estão fora do lugar.

Em dois minutos você separa por cor as roupas para lavar e as coloca dentro da máquina.
Num outro momento você gasta mais dois minutos para programá-la e ligá-la.
Roupas sujas acumuladas nunca mais!
Imagem via web sem referência de autoria.

Não precisa fazer tudo de uma só vez, porque aí deixará de ser apenas dois minutos. Mas, a medida que essas coisas forem atravessando o seu caminho dentro de casa, se pergunte: Posso organizar. arrumar, limpar, providenciar, resolver, solucionar isto em dois minutos? Posso tirar isso da minha frente em dois minutos? Se a resposta for sim, faça imediatamente. Não pense. Apenas faça.

Essa dica de organização foi especialmente importante para mim porque, com bebê, não é possível se programar para nenhuma atividade de longa duração como, por exemplo, organizar o armário, fazer faxina na cozinha, arrumar a sala. Bebês muito pequenos não negociam a espera. é certo que a criança vai solicitar minha atenção bem no meio da atividade. Então, fracionar as atividades em pequenos blocos de poucos minutos me ajudou muito a manter as coisas minimamente arrumadas e funcionando. Com um pouco de disciplina e rotina eu não acumulo bagunça, desordem nem atividades pendentes. 

Experimente pôr essa dica em prática, diariamente, ao longo de uma semana e depois me diga se você sentiu diferença na sua casa e no seu cotidiano.

Só um detalhe: Se você não se organiza porque não tem tempo, essa regra vale ouro. Mas não permita que redes sociais e email roubem esses minutos preciosos do seu dia-a-dia. Celular e computador acabam tomando mais tempo do que podemos imaginar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.