24 de março de 2015

Enxoval de banho do bebé


Algumas de minhas amigas estão grávidas e me pedindo dicas de enxoval. Comecei a passar algumas dicas individualmente, mas achei melhor postar no blog pois assim um número maior de futuras mamães podem se beneficiar das dicas. 

Já falei sobre o enxoval do bebê AQUI e sobre a mala da maternidade AQUI. Hoje gostaria de falar sobre o enxoval de banho do bebê.

Em primeiro lugar, quero dizer que não é preciso comprar muitas coisas. Um bebê não consome tanto quanto dizem por aí, nem o mundo e o comércio vão acabar no dia do nascimento do seu filho. Se faltar alguma coisa, o papai ou a vovó sempre podem dar uma saída e buscar o que faltou.

Em segundo lugar, siga sua intuição na hora das compras, e compre os itens que a deixarão mais segura. Um exemplo: Quando eu estava grávida da Melina, muitas amigas com filhos me disseram que era besteira gastar dinheiro com uma banheira porque eu usaria pouquíssimo. Muitas pessoas me aconselharam a comprar um balde especial para dar banho em bebês. Pois bem. Não comprei o balde - e não senti falta dele - e comprei a banheira, na qual Melina toma banho até hoje com oito meses de idade. Portanto, tenha em mente que cada caso é um caso, e você só descobre o que melhor funciona para o seu bebê, e facilita a sua rotina como mãe, testando as possibilidades.

A seguir os itens que eu considero essenciais, segundo minha experiiência.

A banheira. Comprei uma banheira simples mas com suporte, da marca Burigotto. Ela fica alta, na altura da cintura, e isso nos ajudou muito - a mim e ao meu marido - pois a coluna lombar de pais e mães sofre demais com a chegada do bebê. Tudo que estiver disponível para dar conforto físico aos pais, eu recomendo. E a banheira com suporte, sem dúvida, é um destes itens.
Existe a opção desta mesma banheira com uma tampa removível que serve de trocador mas, para mim, não foi necessário, pois montei o trocador encima de uma cômoda.


Banheira com suporte Burigotto. Nossa coluna agradece!
Imagem via Web.

A rede de segurança. Ganhei de presente de uma amiga que estava com um bebê recém-nascido e, portanto, tinha mais experência do que eu. Trata-se de uma rede de nylon que você prende na cabeceira e nas laterais da banheira, dando suporte para que o bebê não afunde nem fique solto dentro da banheira. Com este acessório, vocé fica com uma mão livre para ensaboar o bebê e manusear o chuveirinho. Item essencial e necessário, do meu ponto de vista. Recomendo, foi um dos melhores presentes que ganhei. 


Rede de segurança para banheira. Presente de quem é entendido no assunto.
Essencial!
Imagem via Web.


Toalha com capuz. Eu comprei quatro toalhas com capuz, mas duas ou três seriam suficientes. Na verdade, eu tinha colocado três toalhas na minha lista de enxoval mas, no oitavo mês de gravidez, eu vi uma toalha muito bonitinha - na Renner - feita de um tecido felupudo atoalhado muito macio e não resisti. É uma das que mais uso com a Melina. Mas, ainda assim, reconheço que quatro tolhas foi um pouco demais, não precisava. Até porque elas são pequenas e logo o bebê cresce e você precisa de uma toalha maior.


Toalhas com capuz. Neste item a mãe pode se divertir escolhendo as mais bonitas.
Imagem via Web.



Toalha fralda. Uma toalha feita de tecido de fralda. Imagine uma fralda grande. É isto. A toalha fralda é usada no bebê recém-nascido pois seu tecido é delicado e com alto poder de absorção. Você não precisa esfregar a criança para secá-la. Basta pressionar a toalha levemente sobre o corpo do bebê e ela enxuga com suavidade. A pele do recém-nascido é muito delicada, normalmente descama nos primeiros dias, é preciso ter cuidado e leveza nesse momento de secá-lo após o banho.
A melhor toalha fralda do mercado é a da Cremer. Normalmente ela vem sem bainha, é preciso pedir para uma costureira fazer a bainha para não desfiar. A minha mãe fez seis toalhas fraldas a meu pedido, e ainda decorou com rendinhas e babadinhos. Ficaram lindas, mas seis toalhas foi demais. Destas peças, duas eu nunca usei. Estão novinhas no armário.
Existe também um tipo de toalha fralda que é duas em uma. Por fora é uma toalha de capuz, de tecido felpudo atoalhado e, no interior, ela vem forrada com o tecido de fralda. Costumam ser mais caras, mas acho que vale a pena ter uma ou duas, embora eu não tenha comprado nenhuma deste modelo. Eu colocava a toalha fralda avulsa dentro da toalha de capuz e funcionou super bem.


Toalha fralda Cremer. Acho que é a mais antiga e, sem dúvida, a melhor do mercado.
Imagem via Web.


Sabonetes e shampoos. Não compre muitos itens de sabonete e shampoo pois vão mofar no armário do seu banheiro. Um sabonete em barra dura meses! Um shampoo também. O bebê é muito pequenininho e não é uma criança que se suja muito, por isso os produtos duram tanto. 
Eu prefiro - desde o início - sabonete em barra porque acho mais fácil de manusear. Eu tentei sabonete líquido, mas achei complicado de fazer tudo com uma mão só (a outra estava segurando o bebê). Eu usei sabonete em barra das marcas Johnson's baby Centrilan e Weleda. Achei todos ótimos, mas o que mais gosto é o último, embora não seja muito barato. Mas, como eu disse anteriormente, ele dura muito! Então vale a pena. 


Sabonete vegetal com extrato de calêndula da Weleda.
Saudável para a pele do bebê e com um perfuminho leve e gostoso.
Imagem via Web.



O shampoo eu uso o da Turma da Mônica e comprei uma versão com válvula pump, que facilita muito o manuseio na hora do banho. Só encontrei este modelo com válvula a venda no Sam's Club. Nunca vi em nenhuma farmácia ou supermercado. É uma embalagem grande, dura muito.
Não uso condicionador, nem hidratante, nem óleo ou talco. Vale dizer que a Melina é carequinha, quase não tem cabelo. Por isso não me preocupo com condicionador. 



Shampoo da Turma da Mônica deixa um cheirinho delicioso de bebê  fofo.
Imagem via Web.


Estes são os itens que considero essenciais para o banho do bebê e que uso diariamente com minha pequena Melina, mesmo ela já estando com oito meses.
Espero que tenha ajudado às futuras mamães. Dúvidas e sugestões é só deixar nos comentários do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.