3 de julho de 2014

Cuidando dos seus sapatos



Não basta só comprar um monte de sapatos e não cuidar deles com carinho.


Com a gravidez reduzi o uso de sapatos de saltos muito altos. Guardei todos e deixei acessível somente aqueles de saltos mais baixos e mais grossos, que me permitiam ter uma pisada mais firme e segura, sem me cansar muito as pernas. Funcionou muito bem.

Como não tenho muitos pares de sapatos, consigo cuidar deles muito bem. Separei os pares que não ia usar, retirei das caixas plásticas nas quais costumo guardar e dei um trato. Lavei as caixas plásticas e limpei bem os sapatos, para guardar tudo bem limpinho e sem cheiro.



Essas são as caixas que comprei para guardar meus sapatos. Você encontra nas Lojas Americanas, Leroy Merlin,Multicoisas e lojas afins. São ótimas porque são empilháveis e possuem sistema de ventilação, que não deixa os sapatos ficarem abafados e com cheiro ruim.


Como mandar limpar sapatos em sapatarias custa muito caro, resolvi eu mesma fazer o serviço. Passei um pano úmido com detergente neutro para retirar poeira e algumas sujeiras que acumulam na sola interna e no solado externo.

Agora, a DICA BOA é a seguinte: Aprendi com uma vendedora da Montblanc que peças em couro (chaveiros, bolsas, sapatos, etc.) devem ser hidratadas com frequência com um bom hidratante. Eu a vi hidratar o couro de um chaveiro com creme da Natura e ficou lindo, brilhante, novo e reluzente! Decidi aplicar a técnica em dois scarpins de couro e obtive um ótimo resultado! Ficaram com cara de quem acabou de sair da sapataria.

Como fazer: Pegue uma flanela bem macia, aplique um pouco de hidratante, espalhe pela flanela para não ficar em excesso e só então aplique no couro (não faça isso em camurças, peles ou tecidos pelo amor de Deus!!!, porque vai manchar! É só para couro!). Esfregue bem até observar que o couro absorveu o hidratante. Depois pegue a outra ponta seca da mesma flanela e e esfregue retirando qualquer excesso e conferindo brilho ao couro. 


Onde guardar os sapatos? Drama eterno de muitas pessoas. Por isso optei por ter poucos pares bons e que eu realmente gosto e uso. 


Depois de limpos, deixei os sapatos respirarem um pouco e secar quaisquer resquícios de umidade. Coloquei cada um na sua caixa plástica e organizei dentro da minha cômoda (que é muito parecido com a da foto acima). Poucos sapatos bons, cuidados e que eu amo. Prefiro isso mil vezes do que ter trezentos pares. 

Quem tiver uma dica para limpar e cuidar de sapatos envernizados e/ou de camurça, aceito as dicas. Pode deixar nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.