9 de novembro de 2012

Maple Syrup, típico sabor canadense

Creme Bruleé com maple syrup, no restaurante D'Orsay, Old Quebec.
Imagem Dulci Dantas


Por aqui o dia está cinza, e chove. Uma delícia para ficar em casa, relembrar os bons momentos da minha última viagem e escrever. E para combinar com essa preguicinha boa, nada melhor do que um post gourmet bem doce! 

Por onde quer que se coma no Canadá - de bistrôs a restaurantes, até em lanchonetes - você verá a palavra maple syrup, ou sirop d'érable, nos cardápios. Você encontrará todos os tipos de comidas - salgadas, doces, entradas, prato principal, sobremesas - com o tal do maple syrup. Trata-se de uma espécie de calda - mais fina e mais líquida do que o mel - obtida a partir da seiva da árvore maple, a famosa árvore cuja folha vermelha está estampada na bandeira do Canadá.

Minha pequena colheita de folhas de maple.
Imagem Dulci Dantas
Existe uma grande diversidade de tipos de maple syrup - os mais escuros costumam ter sabor mais intenso. Também há uma variedade de produtos feitos com o tal maple syrup: A calda fina ou mais encorpada semelhante ao mel, geléia, manteiga, pirulito, balas e muitos outros itens. Nem preciso dizer que há um monte de lojas vendendo maple syrup como souvenir, para você levar para casa e fazer degustação, como os da foto abaixo.

Maple Syrup para todos os gostos. A garrafinha de vidro em formato de folha parece
ser a campeã de vendas. Vi vários turistas comprado. na
Maple Delights, em Quebec.
Imagem de divulgação.



Durante a minha viagem, tive a oportunidade de experimentar algumas delícias com maple syrup. A primeira delas foi a da foto abaixo: Torta de maple syrup. Uma delícia, suculenta mas muuuuito doce. No final você já está meio enjoado. Mas eu comi tudo! 


Torta de maple syrup, no restaurante D'Orsay, Old Quebec.
Imagem Dulci Dantas


A segunda delícia que experimentei foi bem caseira. A french toast - traduzida ao pé da letra como torrada francesa, foi cortesia que a nossa super amiga fez para nós no café da manhã, quando estávamos em Montreal. A french toast guarda algumas semelhanças com a nossa rabanada, salvo algumas particularidades. É relativamente simples de fazer: Uma fatia de pão de forma, umedecida no leite, passada em uma mistura de ovo batido com açucar e canela (lá você compra essa misturinha pronta). Depois disso basta colocar na frigideira, levemente untada, e deixar toastar. Quando estiver pronta (quentinha e cheirosa!) é só regar com um pouco do maple syrup por cima, e se quiser, adicionar frutas vermelhas... Gente! É bom demais! Só de escrever já deu vontade de comer uma! Pena que não tirei nenhuma foto das torradas! Eram lindas também.

Outra delícia - veja a foto abaixo - foi waffle quentinho com maple syrup e uma bola de sorvete de creme (que eu dispensaria na próxima vez). Muito delicioso, poderia comer um todos os dias, sem reclamar! Essa sobremesa eu comi em um bistrô-boutique chamado Canadian Maple Delight, na Old Quebec (veja os endereços no final do post). Se você se interessar pelo assunto "maple syrup", sugiro você acessar o site dessa boutique gourmet, clicando AQUI


Waffle com maple syrup e sorvete de creme. Da próxima vou dispensar o sorvete.
O maple é mais que suficiente e o sorvete roubou um pouco o sabor.
Imagem Dulci Dantas


Além de uma delícia, o maple é um dos elementos mais marcantes de uma viagem ao Canadá, pelo menos durante o Outono. Além de estar presente na bandeira do país, nas lojas de souvenirs e nos restaurantes, as folhas são de uma beleza única, contribuindo especialmente para a criação de cenários bucólicos em estradas, parques, jardins e estradas. 

Olha aí as folhas da árvore maple caídas por toda parte.
Imagem Dulci Dantas

Um chão de folhas anuncia que o Inverno se aproxima.
Imagem Dulci Dantas


Durante a minha viagem eu colhi várias folhas de maple, de cores e tamanhos diferentes. Vou tentar emoldurá-las e, assim, guardar uma lembrança única dessa viagem inesquecível. 


Anote aí os endereços de onde você pode saborear um maple syrup, na sua próxima viagem ao Canadá:

Canadian Maple Delights, Bistrô e Shop
1044, Rue Saint Jean, Old Quebec

D'Orsay Restaurant-Pub
65, Rue de Buade, Old Quebec

E se você não tem planos de visitar o Canadá, mas ficou com água na boca para experimentar o maple syrup, não sofra! Nos Supermercados Pão de Açúcar você encontra mais de um tipo. Sugiro comprar o da garrafinha de vidro (é caro mesmo, tanto aqui no Brasil como lá no Canadá, já vou avisando!). Segundo minha amiga que está morando no Canadá, o maple syrup na garrafinha de vidro é de melhor qualidade e sabor mais refinado. Os mais baratos são na verdade um xarope de milho, açúcar e só um pouquinho de maple syrup verdadeiro. Não compensa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.