13 de setembro de 2012

H&M Home: Da tela para a loja



H&M Home, New Oxford Street, Londres
Imagens Dulci Dantas


Todas às vezes que eu entrava no site da H&M Home ficava doida e ao mesmo tempo chateada, por não ter uma loja como esta aqui no Brasil. Produtos bacanas com preços pra lá de acessíveis. Todas as vezes que viajava para o exterior ficava desapontada porque não existia uma loja H&M Home "física", como a de roupas e acessórios. Até descobrir que existia uma em Londres, na New Oxford Street, pertinho de onde eu ficaria hospedada. 

Achei que ia morrer quando entrasse na loja, que ia à falência de tanto comprar as coisas lindas que eu namorava no site. Decepção total. A loja, ou melhor, o espaço dedicado a linha Home, ocupa um "canto" do piso superior da H&M. A exposição é meio sem graça, meio solta e, ao vivo e a cores,  os produtos não encantam. 


Imagem Dulci Dantas

O que realmente achei interessante, e valeu a visita, foi que me deparei com um novo jeito de comprar. Na foto abaixo vocês vêm uma coleção de cartõezinhos rígidos (feitos do mesmo material que um cartão de crédito), com a foto do produto, algumas informações e o preço. Você seleciona os cartões dos produtos que te interessam, e daí é só levar até o caixa e entregá-los, pagar e receber os produtos fechados do estoque. Os produtos em exposição são apenas para apreciação. 

Um novo jeito de comprar. Imagem Dulci Dantas

Não sei dizer se eram as cores ou a forma como os produtos eram arrumados que deixaram a loja sem graça. Talvez a proposta seja ser bem minimalista, mas o que achei foi que a falta de contexto tirou o charme dos produtos (e a vontade comprar, mesmo sendo tão barato!)

Imagem Dulci Dantas


Vejam abaixo a diferença do produto produzido para foto de catálogo e site, na primeira foto, o edredon cuidadosamente desarrumado, todo o ambiente (cor de piso, parede, quadrinho, cama de ferro, manta, banquinhos) sugerindo um conceito vintage minimalista. 

Imagem divulgação site H&M


E veja agora o mesmo produto exposto para venda na foto abaixo, apenas mais um lençol branco esticado em um varal, com uma estampa em preto e branco que não diz muita coisa.

Imagem Dulci Dantas


É... Não basta ser barato e ter fama. Visual Merchandising faz muita diferença, sobretudo na área de decoração, pois nos possibilita imaginar como aquele produto ficará no ambiente da casa, qual será o seu resultado estético final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.