27 de junho de 2012

Sonhar de olhos bem abertos


Acho que o sonho da casa própria é o sonho mais democrático e disseminado na face da terra. Acho que nove em dez pessoas compartilham desse sonho, pelo menos aqui no Brasil. Eu vivi a luta por esse sonho, durante toda a minha adolescência e início de juventude, de uma forma muito intensa. Durante mais de trinta anos a minha família morou em um pequeno apartamento, que pertencia ao emprego do meu pai, que era zelador de um prédio na zona sul do Rio de Janeiro. Diariamente meus pais falavam (enquanto trabalhavam muito) em realizar o sonho de ter um apartamento próprio. Bem, esse dia aconteceu há dez anos atrás e hoje vejo (com olhos abertos e não tão sonhadores como eram os da época) que tivemos sorte na compra, pois tudo correu bem, o apartamento foi entregue, quitado, documentação ok. Mas, reconheço que foi muito mais fruto da sorte do que de pesquisa e certificação da seriedade das empresas (construtuora e imobiliária) envolvidas.

Com o boom imobiliário que vemos acontecendo atualmente em nosso país, prédios sobem nos lugares mais improváveis, imobiliárias brotam em cada esquina, e vejo construtoras das quais nunca ouvi falar antes. Curiosamente (reparem) todos os prédios, ao serem lançados, já trazem na fachada o cartaz "Últimas unidades". Os apartamentos decorados são impecáveis, com acabamento de primeiro, a gente fica bobo de ver... e compra. Compra o imóvel, a proposta, a idéia, as promessas e, às vezes, os problemas também. 

Na minha rua foi lançado um prédio que, após dois meses que os primeiros moradores haviam se mudado, teve um problema de encanamento. Inundou dois andares inteiros, todo mundo perdeu o piso e por aí vai. A construtora pagou tudo (ufa!) mas imaginem o transtorno de trocar o piso morando no apartamento. Você que se programou pra fazer tudo antes de entrar no apê novinho. 

Apesar do avanço tecnológico ter proporcionado uma aceleração na construção civil, a pressa é inimiga da perfeição (ou pelo menos do trabalho bem feito) desde que o mundo é mundo. Fico de cabelo em pé ao pensar nos pormenores, nos materiais... Em todas aquelas coisas que só mostram o problema quando começam a ser usadas. 

Por isso, e por muitos outros "causos" que já ouvi por aí, é que decidi compartilhar com vocês um blog chamado O Pesadelo da Casa Própria, dica da querida Calíope do blog O Mundo de Calíope. Os autores decidiram compartilhar as desventuras e a experiência que tiveram com a compra do tão sonhado imóvel, com dicas valiosas que podem nos ajudar a sonhar de olhos bem abertos. O blog está no começo, mas já tem bons posts  como o Dicas para a vistoria do seu imóvel novo. 

Não é todos os dias que encontramos pessoas dispostas a compartilhar sua experiência dessa maneira. Muito melhor do que simplesmente ficar por aí reclamando, alertar e ajudar aos demais a se proteger é serviço de utilidade pública. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.