23 de junho de 2012

Simples

Imagem Anna Malin

Há vinte anos atrás eu estava no Rio de Janeiro. Eu vi a Rio 92 acontecer, e me lembro de passar tardes inteiras em um dos estandes do evento, pois uma de minhas melhores amigas estava lá trabalhando. Lembro-me como a discussão sobre Ecologia estava dando seus primeiros passos. Passados vinte anos, fico em pânico ao ver centenas de espigões de luxo subindo por toda a cidade do Rio, São Paulo, João Pessoa... Isso para citar apenas as cidades que conheço bem, e que tenho frequentado nestas duas décadas. A quantidade de carros, o incentivo para que as vendas cresçam, o consumo a pleno vapor.

Todos esses imóveis caríssimos, a tendência da decoração de luxo, sofisticada e também caríssima me preocupa. Assim, penso, vai ficar difícil reduzir o ritmo do consumo e salvar o que ainda resta do planeta.  Mas, felizmente, muita gente já vem optando por um estilo de vida mais simples, uma vida onde "menos é mais". E onde a beleza reside mais em valores do que em "coisas".


Imagem sem referência

Tenho visto tantos apartamentos de luxo subindo por toda parte, mas nenhum deles tem janelões maravilhosos, a exemplo da foto acima. Será que precisamos de tanto espaço, de tanto luxo, ou poderíamos ser felizes com apartamentos menores, porém com mais luz, mais dia e sol dentro de nossos lares?  

Tudo nos leva a crer que o processo de conscientização já começou, mas que precisará ser intensificado nos próximos anos. Vamos ter que partir para a prática, e nossos lares e estilo de vida devem ser o ponto de partida para a mudança que queremos ver no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.