28 de junho de 2012

Logística na cozinha


Um dia desses eu dei boas risadas com as meninas do meu trabalho, que comentavam que os maridos não comem frutas por pura preguiça de descascá-las. Mas, quando as frutas encontravam-se lavadas, cortadas e prontas em potinhos plásticos na geladeira, as mesmas não duravam nem um dia. Eram simplesmente devoradas pelos ditos maridos. 

Imagem via Tartelette


É. Comer de maneira saudável dá sim um pouquinho de trabalho, toma tempo e exige logística. O mesmo acontece com a salada. Eu mesma já perdi vários maços de verduras por pura preguiça. Agora, faço assim: Chego do supermercado, abro todas as verduras, separo as folhas ruins, murchas (caso tenha), as mordidas (pelos amiguinhos do campo) e aquelas machucadas. Lavo todas as folhas (preguiça!), deixo secar e guardo em potes plásticos separadas, na geladeira. Faço isso com  alface, rúcula e majericão, que são as folhas que costumo comprar com mais frequência aqui em casa. Essa foi a melhor maneira que encontrei até agora de garantir as verduras durante a semana, seja para uma salada ou para um sanduíche natureba, à noite. E, como não gosto de comer verduras geladas, sempre tiro da geladeira uma meia hora antes de preparar o prato. 

Para lavar as verduras eu tenho usado aquela solução pronta (que vende nos supermercados), mas estou querendo substituir pelo vinagre (2 colheres de sopa para um litro de água). Deixo de 20 a 30 minutos de molho nessa solução, depois lavo em água corrente e deixo secar. Vale lembrar que o "ritual" é o mesmo  para as verduras orgânicas e hidropônicas também. 

Apesar de estar dando certo, toma muito tempo, e por isso estou em busca de "logísticas" que facilitem minha vida na cozinha, sem ter que apelar para as saladas prontas e higienizadas do supermercado. Será que alguém aí tem alguma dica boa para compartilhar aqui no blog? Deixem suas dicas nos comentários, e ajudem a uma blogueira a continuar tendo uma alimentação mais saudável! rsrsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.