28 de junho de 2012

Errando e aprendendo


"The answer, my friend, is blowing in the wind.
The answer is blowing in the wind."
Bob Dylan


Hoje é um daqueles dias preciosos. Um daqueles dias que você tem a confirmação de que o seu feeling é realmente bom, e de que a sua intuição não falha. Mas hoje também é um dia ruim. Porque hoje eu colhi frutos de uma decisão que tomei há dias atrás, decisão essa que ignorava todos esses"sinais".Tudo (e muitas pessoas)  me diziam "Cuidado! Pare! Atenção!". Mas eu fui teimosa e fui em frente. 

Há semanas atrás fiz uma parceria com a Westwing Home and Living, pois sinceramente acreditava que a proposta do site era muito boa, que os produtos eram bacanas, o conteúdo da revista online interessante. Antes de fechar a parceria, fiz uma pesquisa e constatei que havia muitas reclamações de clientes e críticas quanto ao péssimo atendimento da Westwing. Mesmo assim, haviam pessoas que diziam estar satisfeitas. Reconsiderei a proposta. Fui em frente.

Pensei durante semanas a respeito dessa parceria, pois não queria (e não quero) transformar o Lar dulci Lar em um cabideiro de propagandas. Não quero comprometer a qualidade e a sinceridade do conteúdo inspiracional do blog, e passar apenas a vender produtos dos anunciantes. Pensei, pensei... Troquei idéias com algumas pessoas. Achei que era possível fazer uma parceria legal (tantos blogs fazem!) sem prejudicar o conteúdo nem aborrecer meus leitores com excesso de propagandas. Fui em frente.

Passei ainda uns dias na dúvida, pois o tipo de parceria que eu busco para o Lar dulci Lar é do tipo mais pessoal, mais próxima, algo em que realmente acredito e admiro. A Westwing (e sua parceira Zanox)  me pareciam um pouco distantes. Depois de alguns emails trocados, logo começou a pressão para eu dar a palavra final se aceitava ou não participar do programa de afiliados.

Daí eu aceitei. Fechei a parceria, recebi emails, instalei banner, escrevi um post contando para vocês que eu estava super animada, que a Westwing era muito bacana. Fiz post de achados da semana. Divulguei alguns produtos na fanpage do Lar dulci Lar, os quais eu realmente tinha gostado, que eu queria na minha casa

O retorno financeiro da parceria era irrisório. Era muito pouco mesmo. Mas não era pelo dinheiro. Era mais para divulgar o blog, dar mais importância a ele, como se o amor, o conteúdo e o empenho na pesquisa e escrita, além da sinceridade na escolha dos temas não fosse suficiente. É... As vezes a gente fica meio surdo, meio cego e meio burro também. 

Bem, antes mesmo de completar um mês de parceria, recebo um email da Westwing informando que o programa de afiliados no Brasil estava sendo ´pausado`, devido a instabilidades no site da Westwing Brasil, e que eles entrariam em contato quando o projeto ficar ativo novamente. Um tempo depois recebo outro email da Zanox (empresa parceira do negócio) informando que meu contrato como "suporte publicitário" foi rescindido. E foi tudo. 

Gente, eu virei tudo aquilo que eu não queria: Suporte Publicitário. No fundo, foi bom. Mas foi ruim. Muito ruim, sabe como? Foi muito ruim descobrir que o meu espaço que eu tanto amo, e que divido com vocês com o maior carinho e respeito, não passava de mais um suporte publicitário, de baixo custo para incrementar os negócios e aumentar os lucros e só! Vocês vão achar que é ingenuidade minha, mas não é. Não foi a "descoberta do capitalismo" que me chateou. É que, no fundo, eu sabia disso tudo o tempo todo, de alguma maneira eu sentia, mas não dei ouvidos aquela voz da intuição que fica falando baixinho no ouvido da gente.  

Por tudo isso Queridos Leitores do meu Lar dulci Lar, removi os posts que se referiam a Westwing, para não passar raiva toda vez que passear pelo blog. Discurti no Facebook. E estou escrevendo esse post gigante para dizer a vocês que, o tempo todo, eu acreditava que estava compartilhando idéias, produtos e um parceria bacana com vocês. Mas a gente erra. E, felizmente, aprende. 


3 comentários:

  1. Ow mulher... relaxa e arruma um parceiro melhor pra tu, que eu sei que tem um monte de gente louco pra divulgar nesse blog, que é um blog lindo demaaaaais!
    Ou então aproveita teu cantinho só pra vc (e pra gente eh claro)... Mas não se estressa com isso não! =D
    Um lindo dia pra gente! Bjus ♥

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pela sinceridade que mostrou neste post. É importante aprender com os erros e com eles crescer e amadurecer. Você tem muitas ideias interessantes, inspira muito com tudo o que publica por aqui. Então, como já disse a Calíope: não se estresse com isso mais não. Bola pra frente e continue com o trabalho maravilhoso de sempre.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Conheci seu blog a pouco tempo e gostaria apenas de dizer que o ocorrido não deve lhe abalar. Aceito que foi de alguma forma usada mas o Westwing, local onde já fiz três compras, sempre me entregou tudo no prazo e seu atendimento ao cliente foi muito atencioso quando tive um pequeno problema no produto entregue, solucionando imediatamente o problema.
    Exponho isso para que não pense que a imagem do seu blog possa ter ficado "arranhada" por se associar a tal marca.
    Continue com seu trabalho, voltarei aqui muitas outras vezes. Renata

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.