28 de maio de 2012

Saudável e responsável


Imagem via Emmas Design blogg


Eat local é uma expressão que significa você dar preferência ao consumo de alimentos produzidos na sua região. Alimentos frescos, muitas vezes orgânicos, que não precisam sofrer com armazenamento e transporte por longos períodos.  Comida boa, saudável e que, ainda por cima, contribui para o crescimento da economia local de pequenos produtores, ao invés de enriquecer ainda mais grandes corporações. 

Ao invés do congelado e conservado do supermercado, que tal experimentar o mercadinho, a quitanda próxima da sua casa, a feira de rua ou até aquela sua amiga que faz bolos e pães caseiros? 

Hoje eu descobri um mercado só de produtos orgânicos (em São José dos Campos) que entrega em casa. Melhor ainda! Se você quiser, pelo preço de R$28,00 + frete de R$2,00 eles entregam na sua casa uma cesta com dez itens: verduras e legumes, todos fresquinhos e orgânicos. Mas é possível também encomendar menos itens, e customizar o pedido. Vou planejar meu primeiro pedido para a semana que vem, e daí conto para vocês.

Imagem sem referência


Outra tentativa de melhorar a qualidade da comida, e que está dando certo, é encomendar as frutas no fruteiro aqui perto de casa. O Sr. Miranda, que trabalha há anos na esquina da minha rua, tem frutas lindas e fresquinhas. Ele mesmo escolhe as melhores, as que estão boas para serem consumidas hoje ou mais para o final da semana. Ele deixa as frutas na portaria do meu prédio, e eu pago a ele semanalmente. As frutas são mais caras do que no supermercado? Sim, mas não muito, só um pouco mais caras. Mas os benefícios são tantos, olha só:

1. As frutas são mais gostosas e mais frescas, além de não estragarem tão rápido como no supermercado;
2. Quem escolhe as frutas é o especialista e não eu. E ainda, as escolhe com carinho. Apesar de saber escolher algumas frutas, já errei feio com abacaxi, melão e mamão. 
3. Entrega em casa. Me poupa gasolina do carro, sola de sapato e não preciso ficar carregando aquele peso todo;
4. O fruteiro Sr. Miranda, é um homem de bem e muito trabalhador, e sustenta sua casa e família com essa barraca de frutas. Me sinto muito mais feliz contribuindo para o sucesso do negócio dele do que para o enriquecimento desmedido dos super e hipermercados. 

Nós só temos a ganhar com opções como estas: Uma alimentação mais saudável, mais liberdade de escolha, consumo consciente e um melhor relacionamento com produtores e comerciantes locais, que pode ser na nossa cidade, no nosso bairro ou mesmo na nossa rua. 

Um comentário:

  1. Também gosto de verduras e legumes frescos, ainda bem que por aqui encontramos verdureiros toda a manhã.Tem sorteio lá no blog.

    Linda semana, bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.