1 de abril de 2012

O fabuloso destino em cores vibrantes

Pintura de Juarez Machado

Qualquer semelhança não é mera coincidência. A obra do pintor brasileiro Juarez Machado influenciou o olhar  do cineasta francês Pierre Jeunet,  resultando na lúdica e mágica estética do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. 

Papel de parede vermelho com estampa em dourado, quadros com molduras douradas e muita luz indireta. Observe a semelhança com o quadro de Juarez Machado.
E un petit chat (um pequeno gato), como não poderia deixar de ser.

Sou fã de carteirinha do filme, já vi e revi diversas vezes. Comprei o dvd e já presenteei uma amiga com o dvd. A trilha sonora - encantadora - está no meu IPod desde que assisti o filme pela primeira vez. Mas, somente essa semana assisti as entrevistas que constam nos extras do dvd, e foi assim que fiquei sabendo da influência da estética de Juarez Machado.   

O filme é uma viagem nostálgica a Paris. Filmado nas ruas de Montmartre, na Gare do L'Est, no famoso Café des Deux Moulins, possui cenas belíssimas e divertidas, com a romântica e sonhadora Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tatou (mesma atriz que fez o papel de Coco Chanel no cinema).  


Detalhe dos quadros que decoram a parede acima da cama de Amélie


A decoração dos apartamentos que aparecem no filme, em especial o de Amélie, tem predominância das cores vermelho e verde intensos. Papéis de parede, abajours e muita luz amarela e indireta, quadros e cômodas decoradas com muitos objetos. Se você já viu o filme, se dedique a revê-lo com atenção especial aos cenários.



Na cozinha de Amélie o vermelho da decoração constrasta com o verde das plantas, da louça e das verduras.





Na cozinha mesa e cadeiras com revestimento de fórmica vermelha como antigamente. Alguém aí lembra desse tipo de mobiliário para copa e cozinha que tínhamos aqui no Brasil há décadas passadas?


E a salle de bain de Amélie, um banheiro espaçoso e antigo, com banheira e cômodas. Um sonho que eu não me canso de sonhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.