11 de fevereiro de 2012

Escolhendo as molduras





Você adora quadros, fotografia artística ou tem várias fotos de família que deseja expor nas paredes de seu lar. Morre de medo da furadeira, de dar mancada, de escolher mal as molduras e o posicionamento. Acalme-se, pois existe uma legião de pessoas que padecem do mesmo mal. 




Muitas pessoas me escrevem e perguntam dicas de como planejar corretamente a disposição de quadros em uma parede. Perguntam se existem regras. Existem sim algumas dicas que ajudam, já escrevi bastante sobre isso. Para ver os post antigos, vá na coluna lateral direita "Aqui você encontra" e clique na categoria "Quadros", são vários posts. 
Sinceramente, cada vez mais venho deixando as regras de lado, e simpatizando mais com disposições inusitadas, originais e cheias de personalidade. Acho que cada pessoa deve se permitir arriscar e dispor das imagens da maneira que mais lhe agrada, independente do que dizem as regras. Misturar quadros de vários tamanhos, com outros objetos, fotos com gravuras, molduras diferentes, enfim, vale o que lhe traz felicidade e prazer ao olhar.




Ainda assim, eu sei que tem pessoas que prezam por algo mais certinho, mais convencional, menos ousado. Para estes, uma boa dica é optar por molduras do mesmo tipo. Não necessariamente do mesmo tamanho, mas do mesmo modelo, cor e espessura. Ainda que o tema das imagens seja diversificado, a padronização das molduras confere uma aparência mais homogênea e comportada. 




Outra dica que também contribui para uniformizar o visual é o recurso do passepartout. Você pode optar por fazer todas as molduras com ou sem o passepartout. Um exemplo: Na primeira imagem deste post, todas as imagens foram emolduradas COM passepartout, e na imagem acima todas foram emolduradas SEM o passepartout. Você decide. 



O mais importante é você não deixar de expor as imagens que você adora, seja por medo ou insegurança de errar. Isso faz parte do processo de decoração de qualquer lar. Então relaxe, erre e acerte sem medo, mas seja feliz acima de tudo.

Imagens via ZsaZsa Bellagio, Lonny Mag, La Belle Vie, Dulci Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.