17 de fevereiro de 2012

Caia na folia



Passamos o ano todo na maior labuta. Pessoas sérias, cumpridoras dos seus deveres, pagando contas, cumprindo prazos. Nos cobramos tanto! Temos que trabalhar, cuidar da casa, estudar para não deixar a peteca da carreira cair, emagrecer, manter a saúde em dia, cuidar das relações com marido, namorada, filhos, pais, amigos. Temos que cuidar do próximo e salvar o planeta. Nos cobramos porque não temos aquele carro, aquela bolsa, aquele salário, aquela conta no banco, porque não viajamos como as propagandas de cartão de crédito querem nos fazer acreditar que todo mundo viaja. Se tentamos dar conta de tudo, somos estressados e ansiosos. Se tentamos relaxar somos preguiçosos, depressivos, devagar-quase-parando. 

E, exatamente porque o mundo se transformou em um lugar muito doido de se viver, é que o Carnaval se tornou mais importante do que nunca, pelo menos para mim. Se você pensar que, pelo menos uma vez por ano, você vai se vestir do que quiser, com todo o brilho, purpurina e paetês que que você encontrar, colocar um penacho na cabeça e vai pular, cantar, beber e espantar todos os capetas que residem sentados em seus ombros,  atormentando os seus ouvidos... Fica mais fácil encarar o resto. 

Por isso eu digo a vocês: Caiam na folia! Se joguem no bloco. Façam uma festa em casa se não gostarem de muvuca. Desfilem na avenida. Espante os demônios, dê uma canseira nas neuroses, solte os bichos. Transpire todas as toxinas possíveis. Se acabe. Você passa o ano todo aí nessa atitude exemplar. Permita-se brincar e renovar as energias boas, aquelas que sustentam o sorriso e o bom humor. 


Campanha Sim, eu sou carioca, da DM9Rio.


Quanto a mim, eu vou pro Rio. Vou me jogar no primeiro bloco que passar. Jogar confeti pra cima pra tomar banho de chuva colorida. Rir da turma que se fantasia com avental de cozinha da mãe, dos marmanjos que roubam meia-calça e maquiagem das namoradas, e vão pro meio da rua desfilar em blocos cujo o percurso é dar a volta no quarteirão.  Vou refrescar a alma com um chopp gelado e dar um mergulho na praia, segundo meu marido, o maior e mais eficiente banho de sal grosso do mundo. 

Um bom Carnaval a todos vocês, nos reencontramos em breve aqui no meu Lar dulci Lar.
Um grande abraço,
Dulci 


Um comentário:

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.