25 de janeiro de 2012

O ano do dragão

Via Etsy

A primeira vez que fui a China foi em 2007, e era próximo ao ano novo - era então o ano do Porco. Tive a felicidade de ver Hong Kong enfeitar-se para as festividades que se aproximavam. Milhares de lanternas vermelhas, plantas e árvores enfeitadas. Por toda parte que você caminhava, as lojas estavam repletas de lembranças em formato de porquinhos. Nas ruas, camelôs vendiam envelopes vermelhos ricamente ornados com detalhes dourados e imagens de flores e animais. Ainda os tenho guardados. Me disseram que a tradição é colocar uma nota de dinheiro ou uma moeda (o valor não é importante) dentro do envelope e presentear as pessoas queridas. Uma maneira de desejar fartura e fortuna no ano seguinte. Lembro-me que, ao retornar ao Brasil, coloquei uma nota chinesa de 10, belíssima, que tinha um leão desenhado, dentro de um dos envelopes e presenteei meu pai.  Ele adorou!

Para meu espanto, voltei a China outras duas vezes, a trabalho. Fico feliz sempre que sou convocada para retornar ao gigante, pois sua excentricidade, ancestralidade e grandeza me impressionam. A China é uma máquina assustadora devido as suas proporções e potência. Da última vez que estive lá, em 2011, não me sai da cabeça a imagem que presenciei, através da janelinha do avião, ao levantar vôo em Hong Kong em direção a China comunista: incontáveis navios lotados de containers deixando o porto, rumo ao restante do mundo. 

Imagem Dulci Dantas
Dizem que o ano do Dragão é marcado pela vitalidade. Um ano bom para casar e ter filhos. Pois aqui vai uma coincidência. A minha passagem pelo interior da China, em Maio de 2011 foi tão corrida que, durante os dez dias que lá estive, não consegui comprar uma lembrança sequer. Às vésperas de ir embora, desci no saguão do hotel que estava hospedada, e fui até a lojinha de souvenirs decidida a levar algo para minha casa. Uma lembrança que, daqui há muitos anos, me faça lembrar de minhas aventuras. Comprei este bonito jogo para chá, ornado com dragões dourados. Vou deixá-lo próximo a minha mesa de trabalho, como reverência ao novo ano. 

Imagem Dulci Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.