7 de dezembro de 2011

É bom pra você


Tenha certeza disto: Arte é bom para você. Não importa se você prefere a Clássica, a Moderna, Pós Moderna, Contemporânea. Se para você arte é Pintura, Arquitetura, Fotografia, Escultura, Ilustração, Literatura ou Música ou qualquer outra coisa que te espanta. Que tira você do seu lugar comum, que sacode a poeira da mesmice que se acumula sobre seus ombros ao longo do dia. 


Existem milhões de discussões infindáveis sobre o que é arte. Arte com "A" maiúsculo e minúsculo. Nada disso me interessa, se você quer saber. Fico completamente feliz diante de um Leonardo da Vinci como também do traço incrível, original e seguro de um ilustrador de Moda. Clarice Lispector me leva às lágrimas, e Saramago me suspende da mediocridade como nenhum outro. Música então... Melhor deixar para outro post. 


Escolha a arte que mais te encanta e conviva com ela. Se dê esse prazer, a sua alma vai agradecer. Atualmente vejo muitas pessoas gastando verdadeiras fortunas com mobília e reforma em casas e apartamentos, em compra de eletrodomésticos e outros apetrechos. Mas quase não vejo pessoas dedicadas a comprar arte. Você vai me dizer que arte é caro. Caríssimo! Coisa de gente rica. E eu vou te dizer que não precisa ser. 


Vou contar uma história engraçada da minha família. Meu amado pai, um homem muito simples e que nunca estudou na vida, um dia me ligou para fazer um pedido muito especial, às vésperas de uma viagem minha para Paris, a trabalho. Ele me pediu uma Monalisa. Isso mesmo: A Monalisa! Fiquei surpresa. Meu pai não faz idéia de quem pintou a Monalisa, da importância de Leonardo da Vinci para o desenvolvimento das artes no mundo. Mas a Monalisa... Ele acha simplesmente linda! Eu trouxe um poster, que comprei na lojinha do Louvre (mas que também podia ter feito download na Internet e ter impresso em uma gráfica digital) por uma pechincha. Emoldurei. Dei de presente. Nunca vi uma pessoa tão feliz e realizada ao pendurar a Monalisa na sala de jantar. Olha para ela todos os dias e admira-se da beleza dela.



É esse sentimento de admiração que a arte nos proporciona - seja pela beleza, pela inteligência, pelo gênio, pela força, pela coragem, pelo uso das cores, da luz... você escolhe -  que faz um bem enorme a alma. É um suspiro de alívio, de que a vida é muito mais do que aquilo que simplesmente acontece no período entre o nosso despertar e adormecer. 


Imagens várias mas, infelizmente, não tenho a fonte delas. Sorry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.