16 de outubro de 2011

Do Atelier Fornasetti para o seu lar





"Essa cara não me é estranha!". Talvez seja essa também a sua reação, caso você passeie bastante pelo universo dos sites, blogs e revistas de decoração. Depois de muito ver essa carinha em fotos,  aconteceu de eu me esbarrar com ela pessoalmente na Selfridges, em Londres. Resolvi conhecer a moça de perto. 

Trata-se do trabalho de uma empresa chamada Fornasetti, legado do pintor milanês, escultor, decorador de interiores e gravador Piero Fornasetti (1913-1988). Criador de mais de onze mil produtos (isso mesmo, onze mil!), hoje sua arte e estilo são perpetuados pelo filho Barnaba Fornasetti, que assumiu o comando da empresa. 

Celebrado com um dos talentos mais criativos e originais do século XX, Piero Fornasetti criou um vocabulário visual inconfundível. Como temas recorrentes vemos o sol, cartas de baralho, arlequins, mãos, auto-retratos e o famoso e enigmático rosto de uma mulher: A cantora de ópera Lina Cavalieri.  Considerada por ele como a quintessência da beleza clássica, tomada como musa e motivo de sua arte, Fornasetti revisitou o tema diversas vezes ao longo da vida, e chegou a criar aproximadamente 350 variações do tema. 

Musa inspiradora, a cantora de ópera Lina Cavalieri


O atelier Fornasetti, localizado em Milão produz móveis e objetos de decoração, empregando as mesmas e rigorosas técnicas artesanais dos tempos em que os primeiros produtos Fornasetti foram criados. A maioria dos produtos são re-edições dos originais de Piero, mas há também uma linha chamada Re-Invenções, que são produtos criados pelo filho Barnaba Fornasetti utilizando elementos e imagens do extenso arquivo do pai. 

Imagem do atelier Fornasetti em Milão, via site da empresa. Veja mais aqui.

























Cada objeto produzido no atelier é inteiramente feito a mão, o que faz com que cada um deles      
seja único. Dos móveis às porcelanas, todos são produzidos em edições limitadas e possuem número de série e ano de fabricação. 

Processo manual de aplicação de ouro. Imagem via site da empresa.
Porcelana Fornasetti a venda na Selfridges, Londres. Imagem Dulci Dantas.

 
"I translate my dreams into reality, whatever I do." Piero Fornasetti
"Eu traduzo meu sonhos em realidade, em tudo que eu faço."
Imagem Dulci Dantas. Selfridges, Londres.

A aplicação da cor também é um processo manual e artístico. Aplicada sobre a superfície por um pintor que, não só copia o modelo original pintado a mão de Fornasetti, mas também assina a peça.
Produtos Fornasetti a venda na Selfridges, Oxford Street, Londres.
Imagem Dulci Dantas.
"To learn to be a good designer, one must study from the nude model.
When one knows how to draw the nude body, one can also design a building,
or the motor of a car. Anything. But if one doesn’t know how to draw the nude,
it’s a real problem." Piero Fornasetti em entrevista.


"Para aprender a ser um bom designer, é preciso studar a partir do modelo nu.
Quando se aprende a desenhar um corpo nu, é possível desenhar/projetar um prédio ou
um motor de carro. Qualquer coisa. Mas se você não sabe como desenhar um nu,
isso realmente é um problema."



Imagem Dulci Dantas, Selfridges, Londres.

Além dos móveis e porcelanas, há também o papel de parede, que eu publiquei aqui, neste post sobre o uso de papel de parede em closets. 


Se você gostou da arte e do estilo de Piero Fornasetti e quer saber mais, visite o site Fornasetti, onde você vai encontrar a história, biografia, entrevistas e vídeos do artista. Você pode fazer o download do catálogo também. Há vários livros publicados sobre o autor, a seguir dois deles:


Fornasetti: Designer of Dreams.
Ed. Thames & Hudson 
Fornasetti: The Complete Univers.
Ed. Riazzoli (USA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.