18 de setembro de 2011

O segredo é ser grego!


Foto: Mikonos em uma tarde de setembro ensolarada, 2009, por André Eleutheriadis (marido!)


Se a sexta-feira e o sábado foram dedicados à parcela office deste Lar dulci Lar, o domingo foi dedicado a gastronomia, mais especificamente à culinária grega (herança da família do marido).

Há alguns meses venho me dedicando a alguns pratos típicos gregos como a famosa Salada Grega Camponesa com queijo feta, Moussaka e Sarmale (trouxinhas de folha de uva muito semelhantes ao charuto árabe). Fui apresentada à incrível e deliciosa cozinha mediterrânea quando comecei a namorar aquele que, hoje, é meu marido. Meu sogro, um grego nascido na Romênia (saiba mais aqui), além de artista é um talento na cozinha. Todas as vezes que ele cozinhava para nós e, deliciados, perguntávamos qual o segredo de pratos tão saborosos, ele sempre sorria e nos dava a mesma resposta: O segredo? O segredo é ser grego!

Em 2009, decidimos ir à Grécia, marido e eu, conhecer Atenas, Mikonos e Santorini, além de aproveitarmos para degustar in loco todos os Moussakas, saladas e sobremesas disponíveis, além do maravilhoso iogurte grego e da retsina, vinho típico grego. Voltamos completamente apaixonados e firmes no propósito de conhecer ainda mais a cultura grega.


Foto via Instagram, por Dulci Dantas

O prato testado hoje na cozinha do meu Lar dulci Lar foi o Moussaka. Uma espécie de torta de forno feita a base de batatas, beringela, carne moída além, claro, de alguns segredinhos quanto aos temperos&especiarias. O resultado está na foto acima, tirada minutos antes de servirmos.

Ficou curioso e com água na boca? Se ir para a Grécia está fora do budget (apesar da crise na Europa ter barateado as viagens a Grécia), aqui vão umas dicas para quem quer saber um pouco mais sobre essa cultura milenar, saborosa e divertida.

Para os iniciantes, recomendo começar com algo bem leve e divertido, mas que vai inseri-los no mundo das peculiaridades gregas. O filme Falando Grego, com a atriz Nia Vardalos (atriz que ficou famosa com o filme "Casamento Grego") mostra paisagens deslubrantes dos principais pontos turísticos da Grécia.




Em seguida, assista a esse filme lindo, lindo, lindo! Divertido, romântico e delicioso! O fime Politiki Kousina (em grego) - ou A Touch of Spice (em ingles) ou ainda O Tempero da Vida (em portugues) - é imperdível!




Acima as duas capas dos dvds, respectivamente em ingles e portugues.

E se, depois desse filme lindo (preste atenção na belíssima trilha sonora), voce quiser provar algumas das especialidades da cozinha grega, eu recomendo o melhor restaurante grego de São Paulo, o Acropoles. Saiba mais aqui!

Uma boa noite de domingo, e que venha uma excelente semana para todos!
Dulci


Um comentário:

  1. Assisti a esse filme: "O Tempero da Vida". É lindo mesmo, mas foi há algum tempo. Preciso assistir novamente. Vou passar a receita pra quem sabe aqui em casa ;). Bj. grande!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.