15 de maio de 2011

Décor no divã

Trad-Home, Lonny Magazine, Junho 2011



Acabo de achar o nome atribuído ao estilo de decor pelo qual venho sendo atraída há aproximadamente um ano. É um estilo clássico, porém atualizado. São ambientes elegantes, sofisticados e, ao meu ver, que combinam com pessoas adultas e maduras. Não são ambientes onde se possa imaginar um adolescente ou um jovem adulto em começo de vida e carreira.


São ambientes que traduzem certa experiência de vida, acolhem objetos que foram reunidos ao longo do caminho. Tendem a ser mais intimistas e reservados, como que abertos somente para aqueles queridos que atravessaram as pontes conosco.


São ambientes que marcam mais pela qualidade do que pela quantidade, embora essa última quase sempre seja inevitável, pelos anos colecionados de seus moradores.


São ambientes que abrigam arte, história, jornadas, conhecimento, trabalho, maturidade, intimidade, família, vínculos afetivos. E, por isso mesmo, trazem elementos atemporais que sobrevivem aos modismos, e que possuem licença poética-afetiva para conviver livremente sem a obrigação das regras rígidas do que é certo ou errado combinar. São nossas idiossincrasias tornadas palpáveis.

São um porto seguro para conquistas e derrotas, alegrias e tristezas, perdas e ganhos, que constituem a vida. Não por acaso esses ambientes reluzem preciosidades como ouro e materiais nobres, delicadezas como cristais e espelhos bem como fortalezas feitas de madeira, pedra e mármore. São metáforas materializadas.


Essa inclinação por esse estilo são sinais dos tempos, não tenho dúvidas. Do tempo que passa para mim, daquilo que consigo retêr dele e daquilo que fica só na lembrança.


As vezes, observando imagens e estudando fotos para compor meu próprio lar ainda sinto medo de me lançar em certas empreitadas. Como se determinado elemento de decoração fosse luxuoso demais, sério demais para mim. Nessas horas, vejo o medo imenso que ainda tenho de aceitar um fato simples da vida: Cresci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.