21 de maio de 2010

Beleza para todo o sempre

São José dos Campos, tela de Stephan Eleutheriades

Meu sogro é grego, embora tenha nascido na Romênia. O sobrenome não mente: Eleutheriades (não se assuste, apenas repita três vezes que garanto que você consegue!). Além de arquiteto, é pintor. Dos bons. A saudade por sua cidade natal Mangália, destruída pelo comunismo há muito tempo atrás, é um dos principais temas de sua pintura e desenhos.

Todas as vezes que viajo para o Rio de Janeiro para visitar meus sogros, marido e eu nos hospedamos no atelier de pintura. O lugar é mágico para quem aprecia arte: repleto de telas, pincéis, papéis, tintas. No alto de seus 87 anos de idade, Stephan Eleutheriades é ativo, e capaz de desenhar de memória toda uma cidade - a sua Mangália - com suas ruas, árvores, lojas e personagens. A mão é firme, o traço é decidido, as texturas arrebatadoras. No que diz respeito as suas pinturas, o que posso dizer? As cores obedecem a sua vontade, ele eterniza paisagens e emoldura a beleza e a saudade para todo o sempre.
A arte que meu sogro imprime em papel e telas tem características que admiro e, devo dizer, invejo: Uma vida vivida, adoração, obsessão, beleza e esperança. Quem tem o prazer de conhecê-lo pessoalmente é capaz de enxergá-lo em cada um de seus trabalhos. Em outras palavras, sua arte é um relato de sua vida. Uma espécie de diário ilustrado.
A adolescente, tela de Stephan Eleutheriades
Neste final de semana fui presenteada por ele com duas telas. Aqui em casa já temos várias nas paredes e pelo chão, encostadas onde encontramos espaço. Mas essas duas são diferentes. Confesso: Nunca na vida ganhei arte de presente. Primeira vez. E do próprio artista. Emoção. Não é todo dia que se presenteia com algo feito do próprio punho e que contém uma vida inteira de conhecimento, técnica, talento e sabedoria.

2 comentários:

  1. Maravilhosos quadros. Privilégio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bem que vc sempre diz que seus sogros são uma mina de ouro... Parabéns para ele e sua obra, e pra vc, amiga, que sempre deixa a beleza da Arte por perto, pra enfeitar a vida!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.