16 de novembro de 2009

Criança tem que brincar!


Recentemente visitei a casa de amigos franceses que moram em uma cidade pequena próxima à vile rose Toulouse. O casal tem três adoráveis crianças de cinco, nove e dez anos. As duas mais jovens sendo meninas e o primogênito menino. O que mais me chamou a atenção em relação a estas crianças é que elas eram realmente... crianças! Se comportavam como crianças, brincavam como crianças, se vestiam como crianças.
No pouco tempo que desfrutei das brincadeiras e do dia-a-dia dos pequenos não houve vídeo games, playstation, internet, Mc Donalds, guitar hero. Simplesmente porque o foco da educação que os pais estão dando a elas é outro. O foco está na educação, no prazer da comida e de desfrutar de uma boa mesa, na arte, nos livros, nas brincadeiras, nas conversas com os adultos. Sim, elas participavam de todas as nossas conversas, e nós tínhamos prazer em incluí-las e tê-las como companhia agradável e sempre muito engraçada. É claro que elas também adoram uma televisão, mas com muito mais moderação do que vemos nas crianças em geral.

Os dias passaram rápido e deixaram saudade. Mas foi muito importante para me mostrar que, apesar do mundo estar andando a passos largos e da tecnologia estar invadindo nossos lares, o poder sobre a educação dos seres humanos que virão ainda está em nossas mãos. Os pais podem sim dosar a modernidade e a tecnologia, estimulando atividades lúdicas, criativas e que despertem os sentidos e a curiosidade das crianças para as artes. Claro que dá trabalho e exige tempo e dedicação.

No futuro, essas crianças vão passar boa parte do tempo de suas vidas em busca de métodos, técnicas e tecnologias para atingir o sucesso profissional. Vamos permitir e dar condições para que elas brinquem em sua infância e sejam apenas crianças.



Destaque especial para a mesa cujo rolo de papel fica preso às laterais. Achei maravilhosa!!!!
Todas as imagens foram retiradas do catálogo da marca The Land of Nod. Vai lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, opinião, dúvida, sugestão ou crítica. Seja educado e será lido com toda a minha atenção. Utilize esse espaço para se comunicar, interagir e trocar experiências com a autora do blog.