1 de fevereiro de 2009

Renovando a decoração

Recebi uma newsletter da Tok&Stok com dicas para renovar a decoração, gastando pouco e fazendo apenas pequenas modificações no ambiente. Aí vai:


01 Elimine todas as coisas antigas que são pouco funcionais. Tenha como prioridade organização e praticidade desfazendo-se de coisas que ficam no meio do caminho ou de objetos que se acumularam em excesso nos ambientes.

02 Comece pela arrumação de armários, gavetas e baús. Mais uma vez elimine o que não é necessário. Conte com a ajuda de caixas organizadoras e organizadores para gavetas para deixar tudo em ordem.

03 Renove as luminárias trocando as cúpulas antigas por novas. Novas cores e estampas ajudam a mudar o clima do ambiente.

04 Troque as fotografias de molduras e porta-retratos já existentes por novas fotos ou gravuras.

05 Mude as cores das paredes e invista em papéis de parede. Aproveite para pintar algumas paredes que estão precisando. Papéis de parede também são uma ótima solução para renovar sem muito esforço ou sujeira.

06 Plantas de pequeno porte são ótimos objetos para dar um ar diferente à casa. Se já existirem vasos e fruteiras, renove seu conteúdo e local.

07 Renovar as almofadas do sofá ou daquele cantinho de leitura também é uma boa opção. Se não quiser se desfazer das almofadas já existentes, novas capas para almofada podem servir bem.

08 Velas e suportes de velas conferem detalhes interessantes nos mais variados ambientes como banheiro, sala, varanda ou quarto. As opções são diversas! É só escolher a que mais combina com a sua casa.

09 Abuse dos adesivos de parede. Eles podem transformar os ambientes com rapidez e sem gastar muito. O resultado é surpreendente.

10 Grandes vasos de piso, com flores ou decorativos, podem dar novos ares a corredores ou entrada da casa.

11 Invista nos móveis de apoio como carrinhos, bares ou mesinhas laterais. Eles são super práticos como apoio e podem ser um lugar a mais para guardar seus objetos com organização.

12 Aproveite para renovar as paredes com novos quadros e molduras de vidro para gravuras e fotos. A casa ganha personalidade mostrando a história dos moradores com fotografias de boas lembranças, parentes e amigos.

13 Espelhos de parede grandes ou pequenos podem dar mais sensação de movimento ou ampliar os ambientes. Pequenos espelhos ficam bem quando instalados em maior número (no mínimo dois).

14 Dê uma ‘cara nova’ ao sofá da sala, um elemento importante dentro da casa. Você pode trocar por um novo (levando em conta o tamanho ideal para seu ambiente e o conforto) ou então investir em capas de sofá e xales. Se o seu sofá e almofadas possuem capas laváveis, é uma ótima hora para deixar tudo limpo.

15 Novas cortinas e persianas podem ser uma boa opção para renovar os ambientes. Se optar por não trocá-las, lavar as que estão sendo utilizadas pode transmitir uma sensação de renovação.

16 O capacho da porta da frente é seu cartão de visitas. Trocá-lo por um novo pode ser uma boa opção. Escolha entre os diversos materiais disponíveis no mercado (desde fibras naturais e artesanais a materiais sintéticos).

17 Organize suas revistas e jornais com porta-revistas. Eles podem estar acoplados a mesas, fixos nas paredes (sem ocupar espaço) ou apoiados no chão, ao lado do sofá.

18 Novos kits para a bancada dos banheiros renovam o ambiente sem muito esforço. Escolha os que mais combinam com as louças, revestimentos, toalhas e tapetes.

19 Murais e memory boards podem ser grandes aliados das crianças na volta às aulas, além de deixar o quarto muito mais bonito. Eles não ocupam espaço e permitem que os lembretes de tarefas fiquem bem à vista. Também são ótimos para colocar fotos.

20 Cortinas de contas e móbiles deixam o quarto das crianças muito mais alegre. Eles podem ser instalados junto a uma parede vazia, de modo a preenchê-la ou mesmo para dividir ambientes.

21 A troca de colchas e edredons por novos confere um novo estilo aos dormitórios. As estampas podem ser combinadas aos tons das paredes e aos tapetes.

22 Verifique os tapetes dos ambientes de maior tráfego como salas de estar e jantar. Trocá-los pode renovar os ambientes e dar a sensação de maior conforto e higiene. Lembre-se que os tapetes devem ser compatíveis com os tamanhos dos ambientes. Ambientes maiores exigem tapetes maiores.

23 Organize a cozinha com a ajuda de novos acessórios como barras metálicas suspensas. Elas deixam tudo à mão na hora de cozinhar e ainda liberam espaço na bancada.

24 Cabides de parede ou piso podem ser necessários para evitar que bolsas e casacos sejam colocados em sofás ou bancadas. Verifique sua necessidade nas salas, entradas da casa ou no quarto.

25 Nichos de parede e prateleiras são ótimos para desocupar bancadas e armários. Objetos como livros, CDs e DVDs ficam suspensos nas paredes sem ocupar espaço.

26 Dê um toque a mais no banheiro das crianças com divertidos decoradores de espelho. Eles podem ser aplicados no Box de vidro e no espelho do banheiro ou até do quarto.

27 Renove os móveis de diversos ambientes trocando os puxadores. Certifique-se do tipo de furação já utilizado nas frentes de gavetas e portas e escolha entre as várias opções de puxadores cromados, de madeira ou coloridos.

28 Comece o ano deixando sua casa cheia de novos aromas. Depois de tudo arrumado, odorizadores de ambiente e pout-pourris irão proporcionar uma sensação de bem estar.

29 Livros de arte e de design podem ficar muito bem decorando mesas de centro e estantes. Eles ficam muito bem abaixo de pequenos vasos e miniaturas de cadeiras.

30 Escolha um clássico do design mundial para um de seus ambientes. Confira mais estilo à sua casa com uma peça clássica. Ele pode ser coadjuvante para garantir o sucesso da decoração ou a estrela do ambiente.

Um comentário:

  1. oi....gostei de tudo!!!
    sou condultora em Fengui Shui, trabalho com organização domésticas...e Amo tudo isso!
    parqbens!
    bjo Roberta
    São José dos Campos

    ResponderExcluir